quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Crack - O mal que tem solução.

















Crack e tabu
Ex-secretário de Justiça do governo Dilma, Pedro Abramovay critica a ação do governo de São Paulo na cracolândia

Marcos Flamínio Peres

Um ano atrás, Pedro Abramovay já era bem mais que uma jovem promessa: ocupava a Secretaria Nacional de Justiça do recém-empossado governo Dilma, subordinada ao Ministério da Justiça. Mas bateu de frente com o ministro José Eduardo Cardozo ao defender o fim da prisão para pequenos traficantes. Desautorizado, deixou o cargo três semanas após assumi-lo, aos 31 anos.

A CULT foi ouvi-lo sobre a ação conjunta desencadeada em janeiro passado pelos governos municipal e estadual de São Paulo na região da cracolândia, centro da capital, focada sobretudo na ação repressiva. “Isso é enxugar gelo”, lamenta Abramovay, que afirma ter havido uso eleitoral do episódio. Em 2001, foi assessor do gabinete da prefeita de São Paulo, na administração Marta Suplicy.

Ele também ataca a falta de uma política pública consistente para drogas no país, mas elogia a atitude do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que tem assumido “posturas mais críticas” sobre o tema.
Sobre a internação compulsória de viciados, ela só deve ocorrer, diz, em casos específicos – caso contrário, “pode se tornar uma política de internação da pobreza”.

Professor de direito penal e de violência e crimes urbanos na Fundação Getulio Vargas (RJ), Abramovay prefere não falar de sua polêmica saída do governo – “Só comento do ponto de vista pessoal” – e se sente melhor hoje em dia: “Foi uma ótima decisão. Estou morando no Rio e posso cuidar de perto do meu filho de 4 meses”.


CULT – Como avalia a recente ação do Estado na cracolândia, em São Paulo?


Pedro Abramovay – Ela cometeu erros muito graves. O principal deles foi a utilização da polícia como principal instrumento. Qualquer política pública tem que estabelecer seu objetivo de maneira clara, seja porque é a única maneira de haver políticas eficientes, seja porque só assim a população pode compreender e avaliar o que o poder público está fazendo.


Qual é o objetivo da polícia na cracolândia? Lidar com o problema do crack? Garantir a segurança dos comerciantes da região? Revitalizar o centro? Pelas declarações das autoridades, não dá para compreender, pois todas essas justificativas se misturam. E as ações, na verdade, não enfrentaram nenhum desses problemas.


Do ponto de vista da segurança pública, a ação é um erro porque as experiências internacionais mostram que o foco no usuário e no pequeno traficante é completamente equivocado – não diminui a violência ligada ao tráfico e muito menos a oferta de drogas. É um trabalho de enxugar gelo; mas não é inócuo, pois causa danos à possibilidade de tratar o tema pelo lado da saúde pública.


Do ponto de vista da política de drogas, também é um desastre. Afinal, a ação que tem a polícia como principal ator impede a abordagem de agentes de saúde e assistentes sociais.


Houve uso político do episódio, em razão das eleições municipais deste ano?


Isso sempre acontece quando se fala de política sobre drogas, pois os políticos sabem que qualquer posição dura contra elas traz dividendos. Mesmo que seja ineficiente e provoque sérios danos às pessoas.


A ação também poder ter sido motivada por pressão de setores interessados na valorização imobiliária da região, que vem sendo chamada pelo poder público de “Nova Luz”?


Certamente. Há e sempre houve um debate sobre o centro de São Paulo, entre aqueles que acreditam que sua revitalização passa pela expulsão de toda a população de baixa renda da região e aqueles que defendem que é possível revitalizá-lo com essas pessoas, de forma inclusiva.


A atual gestão da prefeitura, desde o governo Serra, tem uma posição muito clara de promover políticas de urbanização excludentes. E a ação na cracolândia é absolutamente coerente com essa postura.


Há hoje duas percepções contraditórias sobre a cracolândia: ora é um problema social, ora um problema de polícia – e, considerando-se a cobertura que a imprensa deu ao episódio, parece que esta última está ganhando a batalha da opinião pública. Como vê o papel da mídia nessa questão?


Ela tem um papel bastante complicado em relação ao tema das drogas, mas há que se reconhecer que o debate está se tornando mais aberto. Nos últimos anos, vários jornais, sobretudo após a tomada de posição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, têm assumido posturas mais críticas.


Mesmo no caso da cracolândia, comparativamente com outros momentos, acho que a visão da mídia foi razoavelmente crítica. Mas talvez não houvesse mesmo como defender uma postura tão truculenta e irracional.


Mas em uma sociedade com um histórico recente de regime militar como a brasileira, como convencer a população de que a violência policial não é a melhor medida a ser tomada nesse caso?


Esse é sem dúvida o grande desafio. Não existe política pública legítima se não houver o convencimento da população. E, em segurança pública, mais especificamente no caso de drogas, os agentes políticos costumam buscar essa legitimidade por meio de respostas imediatistas.


O objetivo de uma política sobre drogas é melhorar o acesso à saúde dos cidadãos e diminuir a violência, mas esses objetivos nunca são alcançados e nem sequer mencionados nas avaliações.


Sempre que se avalia a política repressiva são apresentados indicadores de processo, e não de cumprimento do objetivo. Apresentam-se a quantidade de drogas apreendidas e o número de presos (quando não o de mortos), e isso não quer dizer nada se não houver diminuição da violência e do consumo.


Acho que o Rio de Janeiro deu um grande passo no sentido de mostrar que a política de segurança pode ganhar legitimidade rompendo com a truculência. O começo do governo de Sérgio Cabral, com o secretário [de Segurança, José Maria] Beltrame já à frente da pasta, foi muito truculento.

Mas tiveram a inteligência de perceber que essa política não funciona e conseguiram criar um programa no qual a presença da polícia comunitária, acompanhada de programas sociais, está no centro da estratégia.


Qual é a melhor estratégia para lidar com o crack? Em que ela deve se diferenciar daquela usada com outras drogas?


O crack como substância tem problemas muito similares aos de outras drogas pesadas. Do ponto de vista da dependência química, ele é, segundo os médicos, mais fácil de ser tratado do que outras, como o álcool, por exemplo.


A grande questão é o fato de ser muito barato e haver entrado de modo muito perverso nas camadas mais excluídas da sociedade. E é essa combinação de exclusão e droga pesada que produz resultados tão chocantes.


Por isso, a política para o crack em tal contexto de miserabilidade – e é importante frisar que esse não é o único contexto, há uso de crack na classe média também – deve conseguir aliar políticas de assistência social e políticas de saúde.


Elas precisam compreender que o usuário deve ser, na medida do possível, tratado dentro do seu contexto. A internação é um instrumento, mas nunca a regra. Pelo contrário, ela cria uma situação artificial e muitas vezes desestrutura ainda mais a vida do paciente.


É claro que há casos em que isso é necessário, mas são minoria. Os casos internacionalmente reconhecidos como exitosos são aqueles que privilegiam o atendimento ambulatorial e que conseguem reduzir os danos do uso – e, quando possível, retiram a droga da vida da pessoa sem retirar a pessoa de sua própria vida.


Então não é favor da internação compulsória dos dependentes?


Ela é muito complicada, pois admiti-la como parte da política pode, sem dúvida, abrir espaço para a violação de direitos humanos, porque uma política depende muito de quem a implementa.
Se um prefeito decide colocar a internação compulsória como foco, ela pode se tornar uma política de internação da pobreza. Não dá para não pensar na metáfora de Machado de Assis – a internação compulsória pode levar todos à Casa Verde [hospício criado por Simão Bacamarte em “O Alienista”].


É claro que há situações em que pode ser necessário internar alguém que não consiga externar sua vontade. Mas, de novo, esses casos são realmente exceções.


Não parece anacrônico o recente debate sobre a liberalização da maconha em um momento em que drogas mais pesadas e viciantes, como o crack, se alastram pelo país?


Acho que parece anacrônica uma ação como a da cracolândia, em um momento em que o mundo todo está adotando posturas críticas às políticas repressivas, quando [até] o presidente da Colômbia [Juan Manuel Santos Calderón] pede que se descriminalizem as drogas.


Com relação à maconha, acho que, se for possível estabelecer um consenso regulatório mais inteligente que o atual, seria interessante. O que não faz sentido é mantermos a atual política repressiva, que prende pessoas que nunca praticaram um ato de violência e aproxima os jovens do crime organizado.


Além disso, a criminalização faz com que políticas de prevenção e saúde adequadas não possam ser implementadas. Não é por acaso que a única droga de que se conseguiu reduzir o consumo por meio de políticas públicas foi o cigarro, que é uma droga legal.


A experiência pioneira de Portugal pode ser aplicada ao Brasil?


Com certeza. Portugal descriminalizou o porte para consumo de todas as drogas. Elas continuam sendo proibidas, mas o porte de pequenas quantidades não é mais crime.


Passados dez anos desde a aprovação dessa lei, os resultados são muito animadores. O consumo não aumentou e até caiu entre os jovens. A polícia trabalha focada nos grandes traficantes e melhorou muito sua eficiência e mesmo a imagem internacional. E o acesso à saúde dos usuários é muito maior do que antes.


Como avalia o governo Dilma nesse setor?


Há que se ressaltar um fato histórico. O plano de drogas, que é um plano robusto, teve como porta-voz o ministro da Saúde. Temos que lembrar que até 2010 eram os militares que cuidavam do assunto. Ele coloca, pela primeira vez, recursos importantes na área da saúde para políticas sobre drogas, e isso é fundamental.


Mas há um ponto que ainda não está muito claro. A regulamentação do plano abre a possibilidade para o investimento em consultórios de rua, o que é perfeito. Mas também dá muito dinheiro para internação em clínicas privadas, que nem sempre têm métodos científicos de tratamento.


A intenção do governo é positiva, mas, se não houver fiscalização do governo e da sociedade, quem for implementar a política – Estados e municípios – pode utilizar esses instrumentos de forma muito equivocada.
Não se pode deixar, por exemplo, que os consultórios de rua virem verdadeiras carrocinhas para carregar as pessoas para as clínicas com o único intuito de esconder a pobreza. Há várias clínicas de reabilitação administradas por religiosos, evangélicos sobretudo. Elas deveriam ser reconhecidas pelo governo?


Esse não é um tema simples. O governo, no Plano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, reconheceu as comunidades terapêuticas, que são unidades de tratamento e internação de usuários – e muitas são controladas por instituições religiosas.


Atualmente 70% dos atendimentos a usuários são feitos fora do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, é preciso reconhecer que as comunidades terapêuticas exercem um papel importante e que o Estado talvez não tenha como substituí-las do dia para a noite.


Mas isso não significa que o Estado não possa regular de maneira bastante rígida os métodos de tratamento. Não é possível admitir que se dê dinheiro público para sessões de exorcismo de usuários de drogas. E isso, no Plano, precisa ser claramente mais bem regulado do que foi até agora.

Crime em Manaus

Homossexual é morto a pauladas dentro de casa na Zona Norte de Manaus

Durante perícia do Insituto de Criminalística (IC), foi constatado que não houve arrombamentos das portas ou fechaduras da casa
Manaus (AM), 06 de Fevereiro de 2012THIAGO GONÇALVES/ COLABOROU TIAGO MONTEIRO

O aposentado Waldir Nunes Souto foi morto com várias pauladas dentro da casa onde morava no bairro Santa Etelvina, Zona Norte. O crime de latrocínio (roubo seguido de morte) ocorreu na madrugada desta segunda-feira (06), na rua Curimatã, daquele bairro, apontou a polícia.

Uma amiga do aposentado foi procurá-lo na noite do crime, quando encontrou a vítima em óbito no chão da cozinha da casa dele. “O Waldir era muito querido aqui no bairro. Ele era homossexual e na casa dele sempre vivia entrando e saindo esses jovens. Não imaginávamos que poderia acontecer isso com ele. Isso foi um choque para todos por aqui”, destacou.

Ainda de acordo com a amiga da vítima, todos que entravam na residência do aposentado ficavam num canto reservado, que Waldir tinha preparado na casa. “Acharam ele na cozinha. Todo mundo aqui na rua achou isso tudo muito estranho porque ele tinha feito um canto nos fundos da casa para receber as visitas”, explicou.

Conforme o relato de testemunhas, o suspeito era uma pessoa muito próxima da vítima. Testemunhas disseram também que o suspeito do crime, ainda não identificado pela polícia, deixou todos os cômodos revirados, e levou televisões de LCD, eletrodomésticos e o veículo de placas NAI4357 do aposentado.


A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) está investigando o caso.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Crimes Misteriosos em Arapiraca


A cada dia aumenta a relação de crimes misteriosos ou de difícil elucidação em Arapiraca. Os casos mais escabrosos são; Mago dos Ovos, Alyne Karla, Clesio Henrique e o empresário Marcondes Charles Torres dentre outros. O caso Mago dos Ovos obteve grande repercussão em todo o Estado pela forma cruel e covarde como o crime foi praticado.

Severino José Fernandes, 53 anos, casado foi seqüestrado na noite de 06 de fevereiro de 2006, quando chegava a sua residência no bairro Cacimbas.

Foi seqüestrado por três homens em seu próprio veículo um Fiat ano 96 de placa 1296 Al. Três dias depois seu carro foi encontrado carbonizado em um canavial em Sebastião.

O crime teria sido praticado pelos policiais militares José Sandro da Silva e Jair Matias dos Santos e o agente civil Paulo César da Silva Melo. O corpo de Severino Fernandes foi encontrado cinco dias após o seqüestro, carbonizado em um canavial em Campo Alegre, oito dias depois de ser seqüestrado. A vítima teve os órgãos genitais cortados, pés, mãos e estava com a cabeça decepada.

Segundo foi apurado por uma comissão de delegados na época, o assassinato de Mago dos Ovos teria sido motivado pelo fato da vítima ter produzido fotos eróticas, há nove anos, de Lucivania Melo, que teria mantido um romance com Mago dos Ovos e mantinha um romance na época, com o empresário José Nilton Ferreira.

Pressionado pelo empresário, Mago dos Ovos disse que tinha destruído as fotos. Lucivania é irmã do policial civil, Paulo César da Silva Melo que teria participação no bárbaro crime. Um vigia da Rua presenciou o seqüestro prestou depoimento na Policia e na Justiça desmentiu. Os policiais foram presos o empresário passou menos de uma semana preso.

Todos foram liberados pela Justiça

Empresário

Outro crime que está envolto em mistério em Arapiraca é o que foi vítima o empresário, Marcondes Charles Torres, 43 anos, casado. A vítima ex-funcionário do Banco do Brasil seria informante das Policia Civil e Federal. Foi assassinado com mais de 12 tiros de pistola 380. O crime ocorreu no dia 05 de janeiro de 2007, no interior de uma oficina onde a vítima se encontrava, próximo ao Aeroporto de Arapiraca às margens da Al-115.

Dois homens não identificados chegaram ao local em uma moto CG, cuja placa não foi anotada, e um deles fez os disparos e em seguida fugiu. A vítima vinha atuando há 15 anos na atividade de locação de máquinas para prefeituras e particulares em Arapiraca e região.

Alyne Karla

O crime que foi vítima a estudante Alyne Karla, 14 anos, ainda está envolto em muito mistério apesar do esforço do delegado Cícero Torres Sobrinho na elucidação do seqüestro seguido de crime. A esposa de um empresário do ramo de alimentos chegou a ser suspeita de ter encomendado o crime. A suspeita foi descartada totalmente, pelo delegado Cícero Torres Sobrinho.

O corpo da estudante foi encontrado já em estado de decomposição em local de difícil acesso em um canavial no município de Teotônio Vilela.

O corpo apresentava perfuração de bala na cabeça e segundo laudo do Instituto Médico Legal de Arapiraca a estudante não foi estuprada. O crime ocorrido na segunda quinzena do mês de março deste ano ainda é motivo de investigação do delegado Cícero Torres Sobrinho, que pouco avançou nas na questão de colher subsídios mais robustos para elucidação do rumoroso caso.

Clesio Henrique

A morte do zagueiro da Agremiação Sportiva Arapiraquense – Asa, Clesio Henrique de Almeida Monteiro, 25 anos, encontrado morto na manhã do dia 1º de março deste ano, no banheiro do apartamento 204 do Plaza Hotel no centro de Arapiraca é outro mistério até hoje não desvendado. A família do jogador não acredita na versão de morte natural e acredita que o atleta foi assassinado.

Três dias antes, na quarta-feira, 31 de janeiro Clesio participou do jogo entre ASA e CSA no Estádio Rei Pelé em Maceió e foi substituído antes do termino da competição em razão de ter sofrido um estiramento muscular na perna esquerda.

Este problema ocorrido com o atleta foi confirmado na época, pelo médico do alvinegro Celso Marcos, acrescentou ainda o médico, que Clesio não apresentava nenhum problema clinico. Na noite antes da misteriosa morte Clesio Henrique teria participado de um jantar estava feliz e em perfeita saúde.

Força-tarefa investiga 60 crimes misteriosos

Clique para Ampliar

FOTO: JOSÉ LEOMAR
Na manhã de ontem, a equipe da DHPP e membros da força-tarefa deram entrevista coletiva sobre o trabalho. Muitos crimes ficavam sem solução devido ao acúmulo de investigações a serem realizadas pela Divisão de HomicídiosUm grupo de delegados veio do Interior para reforçar a equipe da DHPP, provisoriamente, nas investigações

Uma força-tarefa da Polícia Civil terá a missão de investigar e elucidar cerca de 60 crimes de morte ocorridos nos últimos 30 dias na Grande Fortaleza. A missão foi entregue a um grupo formado por seis delegados, três escrivães e três inspetores. Os assassinatos podem estar ligados, em sua maioria, a cobranças do tráfico de drogas e a casos de vingança. Na manhã de ontem, o grupo foi apresentado à Imprensa na sede da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A formação da força-tarefa foi determinada pelo delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Luiz Carlos Dantas, e terá na supervisão-geral o diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Jairo Façanha Pequeno.

O coordenador da equipe de trabalho, delegado Rodrigues Júnior, diretor da DHPP, revelou que caberá aos integrantes do grupo a realização de diligências, remessa de pedidos de prisão e de busca e apreensão ao Judiciário, além da tomada de depoimentos e acareações, procedimentos necessários para o esclarecimento dos crimes e indiciamento dos acusados. Os seis delegados que formam a força-tarefa são, Eliana Maia Soares (da delegacia de Alto Santo), Rosane de Queiroz Brasil (Iracema), Danilo Rafanele Moura de Santana (São João do Jaguaribe), Narthan da Costa Andrade (Orós), Fernando Figueiredo de Vítor (Pacujá) e Armando Albuquerque Silva (Tamboril). Os delegados da própria DHPP também atuarão nas investigações complementares.

PM confessa

Um dos crimes já foi solucionado pela força-tarefa. O fato ocorreu na semana passada. Durante o decorrer das investigações, o soldado da Polícia Militar, Victor Hugo Fernandes Cavalcante, 23, lotado no Ronda do Quarteirão, confessou ser o responsável pela morte do professor de idiomas Domingos Sávio Maia Sobrinho, 34, na manhã de dia 27 passado, em uma suíte do ´Motel Hora d´Amar´, no Genibaú. Ele, no entanto, garante que o tiro foi acidental e ocorreu no momento em que tentava de desvencilhar de uma "investida" da vítima, que teria declarado ser apaixonada pelo policial. O diretor adjunto da DHPP, delegado Franco Pinheiro, tomou o depoimento do acusado. Ao indagar o motivo de o PM não ter pedido socorro, o delegado recebeu como resposta de Victor Hugo ter ficado transtornado com a situação.

O militar disse que foi ao motel com Sávio Maia porque seria, naquela área da capital cearense, o único estabelecimento onde poderiam encontrar bebida e utilizar um banheiro limpo.

O acusado teve prisão preventiva decretada pela Justiça a pedido da Polícia Civil.

FERNANDO RIBEIRO / FERNANDO BARBOSA
EDITOR DE POLÍCIA/REPÓRTER

Caso Iran - ONG REVIDA

Sobre o caso da morte do Iran, que era membro da ONG REVIDA, de Jacareí.
Revoltante que a Justiça não tenha decretado a prisão preventiva.

Luiz André Moresi

Polícia Civil aponta PM como autor da morte de homossexual 
03 de Fevereiro de 2012 | 16h16 
Por Fernanda Goulart

Ele foi atingido quando passava pela avenida Albano de Castro, no Nova Esperança
A Polícia Civil esclareceu o assassinato do vendedor Iranilson Nunes da Silva, de 38 anos, morto com nove tiros em novembro de 2010. A conclusão das investigações aponta um policial militar, de 41 anos, como autor do homicídio. Uma das provas apresentadas à Justiça pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) foi um laudo técnico emitido pela Perícia, que comprova que os projéteis foram disparados pela arma particular do autor, uma pistola calibre 380.
“São elementos muito fortes da autoria. Só posso dizer que ele será indiciado por homicídio qualificado, porque não houve chance de reação da vítima”, diz o delegado Luiz Antônio Cunha dos Santos.
O caso segue em sigilo. No entanto, conforme apurado pela reportagem do Diário de Jacareí, a motivação do homicídio seria passional, já que o soldado manteria relações com o a vítima – que era homossexual –, a qual estaria chantageando-o, ameaçando contar sobre o caso à esposa do PM.
À Polícia Civil, o policial nega o crime e qualquer relação afetiva com o vendedor.
LIBERDADE – Ainda que a DIG tenha relatado o inquérito apontando o soldado como autor do crime, ele responde ao processo em liberdade. Na quarta-feira (1º), após um mês da conclusão do ato, a representação da especializada pela prisão preventiva foi indeferida pelo juiz da 1º Vara Criminal, Josué Vilela Pimentel.
Segundo a argumentação do magistrado, não há comprovação de que o policial tenha tentado intimidar testemunhas ao longo das investigações, mas foi expedida contra o réu uma medida cautelar proibindo a aproximação dele de quaisquer testemunhas.
“Entendo que a prisão preventiva é uma medida extrema. Não havendo demonstração efetiva de que ele estivesse cometendo abuso, optei por não determinar a prisão. Não vou analisar agora se ele é culpado ou não, porque isso é só ao final do processo. Por outro lado, ele é um policial militar na ativa e para tirá-lo do trabalho e destruir uma reputação, tem que ter muita cautela. Não me precipitei nesse sentido. Se vier uma denúncia de que ele esteja perturbando a investigação, aí sim posso deferir a prisão”, explica.
A decisão judicial não agradou aos parentes da vítima e a representantes da ONG Revida (Reintegrando Vidas), da qual o vendedor era voluntário. O presidente da entidade, Luiz André Moresi, vem acompanhando todo o caso, que ele considera ter sido motivado por ‘homofobia internalizada’, e diz que buscará apoio na Secretaria Estadual de Justiça, na Defensoria Pública e na Coordenadoria da Diversidade Sexual para que a defesa dos direitos humanos e LGBTs (de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros) não seja desassistida.
“A Polícia Civil fez um bom trabalho, colhendo provas consistentes e é muito triste que não tenha sido decretada a prisão preventiva. A gente acredita que a motivação do crime é em decorrência da homofobia internalizada que é manter uma relação, mas não aceitá-la ou ter medo de as pessoas sabendo. É importante que o autor seja punido, mesmo que não seja com leis que tratem da homofobia”, comenta.
O Ministério Público já ofereceu denúncia do processo e fora expedido um mandado de citação e sobre a medida cautelar determinada. A partir da entrega, o réu tem dez dias para apresentar sua defesa por escrito. Somente depois desse prazo será realizada uma audiência de instrução das partes e o juiz determinará se o caso vai a júri popular ou não.
OUTRO LADO – O soldado, lotado em Jacareí, está desde dezembro afastado das ruas e segue realizando serviços internos no 41º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior). Em nota enviada aoDiário de Jacareí, a assessoria de imprensa da corporação informou que, concomitantemente ao processo crime na Justiça Comum, também foi instaurado um Processo Administrativo em desfavor do policial, cujo resultado pode culminar em sua demissão ou expulsão da Polícia Militar. 
HISTÓRICO – O vendedor, Iranilson Nunes da Silva de 38 anos, foi morto com nove tiros na noite de 23 de novembro de 2010, na rua vizinha a de sua casa, na avenida Albano S. de Castro, no Jardim Nova Esperança (região oeste). Na ocasião do crime, uma sobrinha da vítima afirmou à reportagem do Diário de Jacareí que Silva voltou para a casa, recebeu uma ligação e saiu novamente. À Polícia Civil, um amigo da vítima contou que o vendedor vinha recebendo ameaças de um desconhecido, via celular, por ligações e torpedos.
Prestes a se concluir a investigação policial, em 20 de outubro de 2011, o mesmo policial acusado de assassinar o vendedor se envolveu em uma briga com um agente de trânsito na Praça Anchieta, na região central de Jacareí. O motivo seria uma multa aplicada pelo ‘marronzinho’ a uma terceira pessoa, um aposentado, de 60 anos, que havia estacionado na vaga de idoso sem ter o adesivo para tanto no carro.
Enquanto preenchia o bloco de multas, o agente foi abordado pelo policial e ambos começaram a discutir. Os ânimos se exaltaram e, em seguida, eles começaram a se agredir. À Polícia Civil os dois envolvidos alegaram que não começaram a agressão e um colocou a culpa no outro. O caso foi encaminhado ao Jecrim (Juizado Especial Criminal) que trata de crimes com menor potencial, ou seja, quando a pena máxima não ultrapassa a dois anos.

Fonte: Diário de Jacareí

Travesti Fabrícia morre após cirurgia

03 de Fevereiro de 2012 - 16:35
Travesti mato-grossense morre após cirurgia em MS
Fonte: Só Notícias/Gazeta Digital

A travesti Fabrícia, natural de Nobres, mas que morava na Itália, morreu em Campo Grande (MS) vítima de complicações após uma cirurgia de lipoescultura realizada no Hospital Infantil São Lucas. Pelo procedimento, Fábrícia, cujo nome de registro é Rosenildo Martins, pagou R$ 8 mil adiantado. Ela deu entrada na sala de cirúrgia às 11h desta quinta-feira (02) e morreu às 16h15, no pós-operatório. 

Uma sobrinha da vítíma que mora em Cuiabá informou ao delegado que investiga o caso, que a família tinha conhecimento que Fabrícia iria realizar a cirurgia, no entanto, não sabiam em qual cidade ele faria o procedimento. Ela também apresentou ao delegado o comprovante do depósito bancário efetuado por Fabrícia para pagar a cirurgia.

Delegado Fábio Sampaio, da 1ª Delegacia de Campo Grande informou que o cirurgião Paulo de Oliveira Lima, foi quem realizou o procedimento para a retirada de gordura e o excesso de silicone espalhado pelo corpo da travesti. Conforme o delegado, a vítima foi ao hospital na segunda-feira (30) de janeiro e realizou a primeira consulta e nesta quinta-feira foi submetida ao procedimento cirúrgico.

Apesar do hospital onde ocorreu o fato ser infantil, a direção locava o espaço para alguns quartos para outros profissionais realizarem cirurgias. "Até o momento ainda não ouvidos ninguém, do hopital e não podemos afirmar se o local estava regularizado e se tinha todos os equipamentos necessários para realizar os procedimentos", conta o delegado. Ele informou ainda que já solicitou toda a documentação do Hospital São Lucas para avaliar a situação da unidade. A equipe que participou da cirurgia mal-sucedida também será ouvida pelo delegado.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Estuprador de menor é preso em Botafogo

O estuprador foi preso em Botafogo, onde trabalhava como editor de vídeo

1/2/2012 - Petrovane Porto Jr

Policiais da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV)prenderam, nesta quarta-feira, em Botafogo, Zona Sul do Rio, VancleiSantos Araújo Almeida, 27 anos. Ele é acusado de estuprar um menor de 14 anos.

A ação foi realizada após investigações e o recebimento de mandado deprisão preventiva expedido pela 16ª Vara Criminal da Capital. Oestuprador foi preso na Rua Tereza Guimarães, onde trabalhava comoeditor de vídeo.

Segundo os agentes, o criminoso conduzia um grupo de louvor e o teatro de uma igreja evangélica, em Santa Teresa. Ao ficar sabendo que o adolescente estava passando por problemas pessoais resolveu se aproximar, dando presentes e pequenas quantias em dinheiro. Pouco tempo depois, o jovem já estava dormindo na casa do criminoso, onde começou a sofrer abuso sexual. 

Ainda de acordo com os agentes, o menino procurou ajuda com o pastor da igreja que freqüentava que conversou com a mãe do garoto, e imediatamente fizeram a denúncia na especializada. O menor foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) onde passou por exames de corpo de delito e foi constatado o estupro. Vanclei responderá pelos crimes de estupro de vulnerável e violação sexual mediante fraude.

O delegado titular da unidade, Marcello Braga Maia, disse que os pais têm que ficar atentos com as pessoas desconhecidas que se aproximam de seus filhos, além de verificar se está havendo algum tipo de mudança no comportamento. O delegado ainda deixou o telefone 2334-9717 e o e-mail dcav2012@gmail.com para que sejam encaminhadas quaisquer denúncias em que crianças e adolescentes sejam vítimas de crimes na cidade do Rio de Janeiro.

Contatos das Delegacias de Polícias do Rio de Janeiro

DelegaciaDelegado TitularTelefones
001ª DP – Praça Mauá
Rua Silvino Montenegro, s/nº - Gamboa
José Afonso Mota 
joseafonso@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2332-9675 / 9674/ 9667 
Fax: 3852-1337/2332-9670
004ª DP – Praça da República
Praça Cristiano Ottoni, s/nº
Henrique Paulo Mesquita Pessoa
hpessoa@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2332-5581 / 5576 Plantão 
Hospital Souza Aguiar: 2334-9740
005ª DP – Mem de Sá
Av. Gomes Freire, 320 - Centro
Alcides Alves Pereira 
alcidespereira@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2332-8110/ 8099 
Fax: 2332-8109
006ª DP – Cidade Nova
Rua Prof. Clementino Fraga, 77
Fabio da Costa Ferreira 
fferreira@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2332- 8176/ 8187 2224-1134
007ª DP – Santa Teresa
Rua Francisco de Castro, 5
Murilo Silva Montanha
murilomontanha@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2332-8062/8061/8055 
Fax: 2332-8051
009ª DP – Catete
Rua Pedro Américo, 1
Pedro Paulo Pontes Pinho
ppinho@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2334-3972 /4126/ 7209
010ª DP – Botafogo
Rua Bambina, 140
Rodrigo Teixeira de Oliveira
roliveira@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2334-8085/ 8073 2332-7906 Plantão 
Hospital Rocha Maia: 23347260
012ª DP – Copacabana
Rua Hilário de Gouveia, 102
Márcio Mendonça Dubugras
mmdubugras@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2332-7914/7906 /7907 2332-7914/ 2332-7912/ 7914 2333-9262
013ª DP – Ipanema
Av. Nsa. Sra. Copacabana, 1260
Eduardo Joaquim Baptista Filho
ejoaquim@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2332-2018 / 2074/2032/2025/2014 2247-0359 
Fax: 2332-2041
014ª DP – Leblon
Av. Humberto de Campos, 315
Gilberto da Cruz Ribeiro
gilbertocruz@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2332-2866 / 2877/2883 
Hospital Miguel Couto: 2332-2884
015ª DP – Gávea 
Rua Major Rubens Vaz, 170
Fabio Oliveira Barucke 
fbarucke@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2332-2912 / 2900 /2903
016ª DP – Barra da Tijuca 
Praça Des.Araujo Jorge, s/nº
Carlos Henrique Pereira Machado 
chpmachado@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2333-6364 / 6306/ 6305 
Fax: 2333-6366 
Hosp. Lourenço Jorge: 2332-7418
017ª DP – São Cristóvão 
Rua São Cristóvão, 309
Monique Vidal da Silva Muniz 
mvidal@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2334-8504 / 2332-4518/ 
Fax: 2332-4520
018ª DP – Praça da Bandeira 
Rua Barão de Iguatemi, 331
Orlando Zaccone D Elia Filho
Plantão: 2333-7504/7507 2333-7496 a 7499
019ª DP – Tijuca 
Rua General Espírito Santo Cardoso, 208
Nilton Fabiano Lessa Gama
ngama@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2332-1633 /1611/1672/
020ª DP – Vila Isabel 
Rua Luiz de Matos, s/nº
Rodolfo Waldeck Penco Monteiro
Plantão: 2334-1828 /1822/1827 Plantão do 
Hospital do Andaraí: 2332-1748
021ª DP – Bonsucesso 
Av. Democráticos, 1322
Aguinaldo Ribeiro da Silva 
aguinaldoribeiro@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2334-7445 / 7440 2334-7447 
Hosp. Bonsucesso: 2332-1977
022ª DP – Penha 
Av. Lobo Junior, 750
Jose Pedro Costa da Silva 
josepedro@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2332-1946/1958/1954 
Fax: 6228 6340 a 6344 Plantão 
Hospital Getúlio Vargas: 2334-7456
023ª DP – Méier 
Rua Aristides Caire, 80
Luiz Archimedes Gomes de Azeredo 
lazeredo@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2334-8887/2332-2264 Plantão 
Hospital Salgado Filho: 2334-7260
024ª DP – Piedade 
Rua Goiás, 404
Gilberto Dias
gildias@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2332-4240/4230 2333-9602 
Fax: 2332-4230
025ª DP – Engenho Novo 
Rua Gal. Belford, s/nº
Antenor Lopes Martins Junior
antenor@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2332-2300/ 2282/ 2302 2289/2286 
Fax:2332-2288/ 2501-8739
026ª DP – Todos os Santos
Rua Adriano, 204
Carlos Augusto Neto Leba 
carlosleba@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2332-4206/ 4207
027ª DP – Vicente de Carvalho 
Rua Ana Frank, s/nº
José Otilio Bezerra 
jbezerra@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 3352-1360 / 2333-9862/9866/ 9861
028ª DP – Campinho 
Rua Candido Benício, 727
Reginaldo Guilherme da Silva
rguilherme@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2332-1039/ 1219/1024
029ª DP – Madureira 
Av. Min. Edgard Romero, 227
Rubem Eduardo da Costa Campos
rubemeduardo@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2332-1087/ 1090 8596-7090/2333-5770
030ª DP – Marechal Hermes 
Rua Xavier Curado, s/nº
Hércules Pires do Nascimento
hpnascimento@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2332-1071/1079 /1073 
Fax: 2332-1078 Plantão 
Hospital Carlos Chagas: 2332-1055
031ª DP - Ricardo de Albuquerque
Estrada Marechal Alencastro, s/n
Marcia Helena Julião 
juliao@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2333-6250 / 6246 2333-6244
032ª DP – Taquara
Rua Profª Francisca Piragibe, 80
Antonio Ricardo L. Nunes
anunes@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2333-6520/6521/6531 Del titular. 2333-6523 
Fax: 2333-6530
033ª DP – Realengo 
Av. Mal. Fontenelle, s/nº - Jardim Sulacap
Carlos Augusto Nogueira Pinto
cnpinto@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2333-4990/4663/4988 Plantão 
Hospital Albert Chweitzer: 2333-4662
034ª DP – Bangu 
Rua Sabogi, 51
Jader Machado Amaral 
jader@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2333-4644 /4997/6344
035ª DP – Campo Grande
Av. Maria Teresa, 8
Carlos Alberto de Oliveira Leite
Plantão:2332-7670/ 2332-7663/7669 7670/7674 a 7678/ 2332-7680/7681 7683/7684. Plantão 
Hospital Rocha Faria: 2332-7536
036ª DP – Santa Cruz 
AV. D. João VI, 67
Anderson Ribeiro Pinto 
arpinto@pcivil.rj.gov.br
Plantão: : 2333-7246 2333-7245/4216/3365-0280 
Fax: 2333-7244
037ª DP – Ilha do Governador
Estr. do Galeão, 1365
Deoclécio Francisco de Assis Filho
dassis@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2334-6308/ 6497 
Fax: 2334-6314
038ª DP – Irajá 
R. Tenente Mateus Levino S.Nº
Roberto de Souza Cardoso
robertocardoso@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2333-9805 /9856
039ª DP – Pavuna 
Av. Sgt. de Milícia, s/nº
Luiz Alberto Cunha de Andrade 
landrade@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2333-8314/8315/8306 
Fax: 6391
040ª DP – Honório Gurgel
Rua Guarama, 15
Marcus Antônio Neves Pereira
Plantão: 2333-5812/ 8388
041ª DP – Tanque 
Rua Henriqueta, 197
Ricardo Barboza de Souza
ricardobarboza@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2332-2516/ 2332-2514/ 2519/7584 
Fax: 3392-7396
042ª DP - Recreio
Av. Teotônio Vilela, s/n - Recreio dos Bandeirantes
Adriana Cardoso Belem 
adrianabelem@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2332-8039 / 9967/ 8036
043ª DP – Guaratiba 
Estrada do Piai, Qd. 89 Lt-7 e 8
Luiz Mauricio Armond Campos 
luisarmond@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2333-7234/ 4211
044ª DP – Inhaúma
Av. Pastor Martin Luther King, 66
Emerson Franco Rocha
efrocha@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2332-4225 2332-4222 
Fax:
DGPC - Depart. Geral de Polícia da Capital
Rua da Relação, 42 - 11º Andar - Centro
Ricardo Dominguez Pereira
ricardodominguez@pcivil.rj.gov.br
2332-9901/ 9902/9685/ 
Fax:2332-9685

DGPB - Departamento Geral de Polícia da Baixada

DelegaciaDelegado TitularTelefones
048ª DP – Seropédica 
Rua João Ferreira, s/nº
Alexandre Roberto Dellsanto Gusman 
agusman@pcivil.rj.gov.br
Plantão:3787-1764 / 2682-11578601 8589/8634/2710 
Fax: 3787-8599 / 0689
050ª DP – Itaguaí 
Rua Gal. Bocaiúva, 410
Julio Cesar Vasconcellos da Costa 
jcvcosta@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2687-7628/5973/4959/0495 
Fax: 2687-4197
051ª DP – Paracambi 
Estr. RJ 127 – KM 11 nº 153
Felipe Lobato Curi 
fcuri@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2683-2201 / 2201 3693-3192/3170/3193 
Fax: 3693-3149
052ª DP – Nova Iguaçu 
Rua Cap. Gaspar Soares, 301
Juliana Emerique de Amorim
8717977@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2768-7915/3072/0589/9723 2767-3078 / 27689370 
Fax: 3768-9732
053ª DP – Mesquita 
Rua Aluisio Pinto de Barros, 146
Julio da Silva Filho
jsfilho@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 3765-3314 /3386/3059 
Fax: 2796-4537 / 3765-3247 3765-3175
054ª DP – Belford Roxo 
Estrada Bento José Martins Silvares, 800
André Pieroni Ferreira 
APFERREIRA@pcivil.rj.gov.br
Plantão:3771-0892 / 0520/1254
055ª DP – Queimados 
Rua Manuel Algusto Muquete, s/n
Daniel Mayr Pereira da Costa 
dmcosta@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2665-8871 2779-9652 2665-8855 
Fax: 2779-9662
056ª DP – Comendador Soares
Rua Tomás da Fonseca, 399
Delmir da Silva Gouvea 
delmir@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2669-0221/ 4234 
Fax: 2669-20842
057ª DP – Nilópolis 
Estrada do Expedicionário, lt 84/86
Leila Goulart de Souza 
leilagoulart@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2791-1389/1769 
Fax: 2791-0373
058ª DP – Posse
Av. Henrique Duque Estrada Meyer, 149
Marcos Henrique de Oliveira Alves
Plantão:3779-9540/9641 
Fax: 3779-3877
059ª DP – Duque de Caxias 
Rua Ailton Costa, s/nº
Rodrigo Sebastian Santoro Nunes
rodrigosantoro@pcivil.rj.gov.br
Plantão:3657-2607 / 2586 / 2291 / 4796 / 5519 / 3777-4105/ 5121/ 5337 Tit: 2771-3817 3777-5634/36574796 Plantão 
Hospital Duque de Caxias: 3777-5324
060ª DP – Campos Elíseos 
Rua Dr. Manoel Alves, s/nº
Robson da Costa Ferreira da Silva
rcsilva@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2678-5571 / 6518 / 6494 
Fax: 2678-6291
061ª DP – Xerém 
Rua Maranhão, 5
Mario Roberto Arruda
marruda@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2775-3974 /5592 
Fax: 2775-3520
062ª DP – Imbariê 
Rua Mal.Hermes
Hilton Pinho Alonso
hiltonpinho@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2787-1465  1487 
Fax: 2787-1717
063ª DP – Japeri 
Estrada Vereador Francisco da Costa Filho,s/nº
Carlos Augusto G. da Silva 
casilva@pcivil.rj.gov.br
Plantão:3691-1509/9367 
Fax: 3691-0164
064ª DP – S. J.Meriti
Avenida Jacy Alves dos Santos, s/n°, Engenheiro Belford
Alexandre Ziehe 
ziehe@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2655-5213/5216 
Fax:2655-5227
065ª DP – Magé 
Praça Getúlio Vargas, 20
José de Moraes Ferreira
jmferreira@pcivil.rj.gov.br
Plantão2633-5939/4994/4415 /4742/4156/4341 2633-4012 fax: 2633-5939 /
066ª DP – Piabetá 
Av. Santos Dumont, s/nº
Marta Isabel Cavallieri
mcavallieri@pcivil.rj.gov.br
Atendimento: 2739-0333
DGPB - Depart. Geral de Polícia da Baixada
Rua da Relação, 42 - 11º Andar - Centro
Tércia Amoêdo Silveira
tsilveira@pcivil.rj.gov.br
2332-9854 / 9855 3777-5742/3657-2128/
DGPI - Departamento Geral de Polícia do Interior

DelegaciaDelegado TitularTelefones
067ª DP – Guapimirim
Estr. do Bananal, 1919
Luiz Lima Ramos Filho 
llrfilho@pcivil.rj.gov.br
2632-5941/5938
070ª DP – Tanguá
Rua Firmino Francisco Leite, s/nº
Márcia Cristiana Xavier Lopes
marciacristina@pcivil.rj.gov.br
071ª DP – Itaboraí 
Av. 22 de maio, 5.963
Wellington Pereira Vieira
wvieira@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 3639-1861 / 2645-7932 
Fax: 2645-7911
072ª DP – São Gonçalo 
Av. 18 do Forte, 578
Oscar de Sa Alves
oalves@pcivil.rj.gov.br
Plantão:3707-1496/3880/3838/1754 
Fax:3716-1191
073ª DP – Neves 
Rua Oliveira Botelho, 677
Luiz Antonio Ferreira 
lferreira@pcivil.rj.gov.br
Plantão:3707-1046 
Fax: 3707-1234/1660
074ª DP – Alcântara 
Praça Carlos Gianely, 15
Jorge Luiz da Silva Veloso 
jveloso@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 3715- 3740 
Fax: 2701-5612
075ª DP – Rio do Ouro 
Estr. Velha de Marica, s/nº
Julio Cesar Mulatinho Neto
juliomulatinho@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2707-4211/ 4043 
Fax: 2616-4576
076ª DP – Niterói 
Ernani do Amaral Peixoto
Carlos Alexandre Leite Justiniano 
alexandreleite@pcivil.rj.gov.br
Atendimento: 2719-3220/3641/3220 Plantão 
Hospital Antonio Pedro: 2717-2001
077ª DP – Icaraí 
Rua Lemos Cunha, 475
Mario Luiz da Silva 
mluiz@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2711-9434 2711-9996 
Fax: 2711-9721
078ª DP – Fonseca 
Alameda São Boaventura, 773
Paulo Cesar da Silva Guimarães
pauloguimaraes@pcivil.rj.gov.br
Plantão:3601-6674/6682  
Fax: 3601-6638
079ª DP – Jurujuba 
Av. Quintino Bocaiúva, 115
Roberto Gomes Nunes
rgnunes@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2715-4440 /4881 
Fax: 2711-8327
081ª DP – Itaipu 
Estrada Celso Peçanha s/nº
Gabriel Ferrando de Almeida
gferrando@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2709-0234 / 0246 
Fax: 2709-0246
082ª DP – Maricá 
Rua Athayde Parreira, s/nº
José William de Medeiros 
jwilliam@pcivil.rj.gov.br
3731-9958/9965 / 9952 / 1661 / 9960 (21)2637-2390 
Fax: 3731-9960
088ª DP – Barra do Piraí 
Rua Paulo de Frontin, 132
José Mário Salomão de Omena
jomena@pcivil.rj.gov.br
Plantão:(24)2443-2508 / 2128 /2440/2128/3019/2714 
Fax: (24)2443-3019
089ª DP – Resende 
Rua Guita Ferreira da Rocha, s/nº
Marcelo dos Santos Haddad 
mhaddad@pcivil.rj.gov.br
(24)3381-4734/4734/2167 4257/4591 
Fax:(24)3381-4257
090ª DP – Barra Mansa 
Av. João Chiesse Fº, 1.102- Ctº
Ronaldo Aparecido Ferreira Brito
raparecido@pcivil.rj.gov.br
3322-6657 / 0982 / 1249/ (24)3322-2424 / 4193/0462 / 0982/1246 
Fax: (24)3322-1082
091ª DP – Valença 
Rua André Arco Verde, 228
Jorge Campos 
jcampos@pcivil.rj.gov.br
Plantão:(24)2452-1903/1814 2452-0747 / 1927 /1254/3762/1605 (24) 2453-7460 
Fax: (24)2452-0060
092ª DP – Rio das Flores 
Rua Projetada, s/nº
Luiz Antônio de Mattos
Plantão:(24)2458-1124/ 1640/ 1644/1512  1639/1389
093ª DP – Volta Redonda 
Rua Lucas Evangelista, 667
Antonio da Luz Furtado
afurtado@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (24)3339-2462 / 3338-9957 (24)3339-9561/ 3338-9957 
Fax:(24)3337-7079
094ª DP – Piraí 
Rua 15 de Novembro 290
João Dias 
jdias@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (24)2431-6821/ 2431-6268 / 2217 2557/3913
095ª DP – Vassouras 
Av. Mal. Paulo Torres, 477
Jose Soares Dos Santos 
josesoares@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (24)2471-1087/ 2471-3568 3928/4114/3563 
Fax: (24)2471-1531
096ª DP – Miguel Pereira 
Rua Zeni Esteves, s/nº-Pça da Band
Marcos Cipriano de Oliveira Mello
mcipriano@pcivil.rj.gov.br
Plantão:(24) 2483-8415/ 2483-8556 / 1412 / 8576 2484-7657/7886 
Fax: 2484-2703
097ª DP – Mendes 
Rua Maria Caetana, 54
Paulo César Vieira
pcvieira@pcivil.rj.gov.br
Plantão:(24)2465-5168 / 2082 
Fax:(24)2465-5066
098ª DP – Eng. Paulo de Frontin
Rua João Batista Ferrini, 13
Luiz Fernando Nader Damasceno
luiznader@pcivil.rj.gov.br
(24)2463-3512/9923 /3942/ 3972/ 3971/ 2987 /3942/3512
099ª DP – Itatiaia 
Av. Dois, Lote A - Jardim Itatiaia
Vicente Maximiliano Rodrigues Barbosa
vmbarbosa@pcivil.rj.gov.br
(24)3352-1866/ 5750/ 1996/ 1888/ 2094 1866/ 1864
100ª DP – Porto Real 
Rua Ariosto Roberto Pederassi, 573
Nei José Ramos Costa
Plantão:(24)3353-3341 3353-3339/ 3609/ 3331 5224/  1033/3346 
101ª DP – Pinheiral 
Rua José Breves, 294 - Central
Marcus Drucker Brandao
mdrucker@pcivil.rj.gov.br
(24)3356-6641 / 6381 3356-5159 / 4611
104ª DP – São J. V. Rio Preto 
Rua Alfredo Jacintho Franco, s/nº
Cley Biagio Catão
cleybiagio@pcivil.rj.gov.br
Plantão:(24)2224-1075 / 2299 2224-1439 2224-2231
105ª DP – Petrópolis 
Avenida Barão do Rio Branco, s/nº.
Marcelo Ambrósio
ambrosio@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (24) 2242-2566 / 2291-0816 0877/0865 
106ª DP – Itaipava 
Estrada União Indústria, 8.764
Antonio Carlos de Almeida Rocha 
acrocha@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (24) 2263-2341 2222-7094  2232-0153/0082 
Fax:(24) 2232-0100
107ª DP – Paraíba do Sul 
Av. Marechal Castelo Branco, 27
Eliezer Lourenço Costa
eliezer@pcivil.rj.gov.br
Atendimento: (24) 2263-8985/2263-2341 Plantão: (24) 2263-2341/1247
108ª DP – Três Rios 
Av. Castro Alves, 116
Claudia Teresa Nardy Abbud
cabbud@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (24) 2252-4633 0966/4734 
Fax: (24) 2252-4738
109ª DP – Sapucaia 
Praça Santos Dumont, 239
Altair Pereira Queiroz
apereira@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (24) 2271-2006/2531/2003 2271-2535/1515
110ªDP – Teresópolis 
Av. Alberto Torres, 569
Walter da Silva Barros
waltersbarros@pcivil.rj.gov.br
Plantão(21)2641-4305/4850 2642-3810/4121/4397 (21)2641-4215
111ª DP – Sumidouro 
Rua Farrias de Oliveira, 51
Carla Vargas de Oliveira 
coliveira@pcivil.rj.gov.br
3399-3470 / (22)2531-1136 /1309/1667 
112ª DP – Carmo 
Praça Alexandre de Mello, 109
Andre Luiz Pinto Lourenço
alourenco@pcivil.rj.gov.br
2537-3004/3028 / 3028/ 2570 2219/3854
118ª DP – Araruama 
Rua Bernardo de Vasconcelos, 755
Clovis Souza Moreira 
clovismoreira@pcivil.rj.gov.br
Plantão(22)2673-6958 2151/6424/2157/7076 (22) 2665-5666 / 2673-7287
119ª DP – Rio Bonito 
Av. XV de novembro, 265
Paulo Henrique da Silva Pinto
paulohenrique@pcivil.rj.gov.br
Plantão3634-8960/8957  8966  
Fax: 3634-8945
120ª DP – Silva Jardim 
Rua Luiz Gomes, 467
Juaraci Rodrigues Cardoso Vieira
juracivieira@pcivil.rj.gov.br
Plantão(22)2668-1451 9455/1083
121ª DP – Casemiro de Abreu 
Rua Geny da Cruz Leite, 10
Renato Nunes da Silva 
rnunes@pcivil.rj.gov.br
(22)2778-5679/ 5873/1160 / 5679 (22) 2778-1160 
Fax: 3399-8385
122ª DP – Conceição de Macabu 
Rua Plácido Freire, 72
Vitor Nigri
vitornigri@pcivil.rj.gov.br
2779-4781/ 4589/ 4595/ 2094/4574
123ª DP – Macaé 
Rua São João, nº 35 – Centro - Macaé
Ivailson Moreira Sardinha
isardinha@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (22) 2791-4083/4019 
Fax: (22) 2791-5729
124ª DP – Saquarema 
Rua Dr. Luiz Januário, 201
Luciano Coelho dos Santos
luciano@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (22) 22)2655-3477/2651-2278 
Fax:(22)2651-3104
125ª DP - São Pedro D´Adeia
Av. Nsa. Sra. Fátima, frte 312
Claudia Marcia Faissal G. R. Nogueira
cfaissal@pcivil.rj.gov.br
(22)2625-5560 / 5919 /4485/2485
126ª DP – Cabo Frio 
Rua Teixeira e Souza, s/nº
Sérgio João Lorenzi
slorenzi@pcivil.rj.gov.br
(22)2648-1229/ 1754/ 2246/ 1873/ 1438/ 2154 (22)2648-1253
127ª DP – Armação de Búzios 
Avenida Parque s/n
Mario Jose Lamblet dos Santos
mlamblet@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2623-1039 / 2633-0914 2623-9237/2102/0059/0732 
Fax: (22) 2623-8603
128ª DP – Rio das Ostras 
Av. Jane Maria Martins Figueira, s/n/ - Jardim Marileia
Raul Gustavo Morgado
raulmorgado@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (22) 2771-4096 / 7782 
Fax: 2771-7806
129ª DP – Iguaba Grande
Rua B, s/nº-Santo Antônio
Janaina Cristina Peregrino 
jperegrino@pcivil.rj.gov.br
Plantão:(22) 2624-3205 / 3329 
Fax:(22)2624-2071
130ª DP – Quissamã
R. Fco. de Assis Carneiro da Silva, s/n - Piteiras
Márcio Caldas Dias Mello 
marciocaldas@pcivil.rj.gov.br
(22) 2768-1454/1957/1717/1719 
Fax:(22) 2768-1539
132ª DP – Arraial do Cabo
Av. General Bruno Martins, s/nº
Luiz Antônio de Mattos
Plantão: (22) 2622-4614/4013 
Fax: (22) 2622-4013
134ª DP – Campos 
Rua Barão de Miracema, 231
Luís Cláudio Cruz 
lcruz@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2726-5293/ 2724-1580 
Fax:(22)2726-5297
135ª DP – Itaocara 
Av. Roberto Silveira, s/nº
José Carlos Bechara Gomes 
jocgomes@pcivil.rj.gov.br
Plamtão: (22)3861-9157 2170/ 
Fax: (22) 3861-2393
136ª DP – S. Antônio de Pádua 
Rua Arthur Silva, 151
Rivelino da Silva Bueno
rsbueno@pcivil.rj.gov.br
Plantão:(22) 3853-3166 / 3091/3485/3100/3400
137ª DP – Miracema 
Rua Irineu Sodré, 178
Luiz Augusto Carvalho de Souza
lasouza@pcivil.rj.gov.br
Plantão:(22)3852-1977 /8682 
Fax: (22)3852-8640
138ª DP – Laje do Muriaé 
Rua Hélio M. de Sá, s/nº
Geraldo Rangel de Andrade Júnior
grangel@pcivil.rj.gov.br
Plantão:/(22) 3829-2603 / 2635 
Fax:(22)3829-2689
139ª DP – Porciúncula 
Rua Antônio Duarte, s/nº
Willian Rodrigues Costa
Plantão:(22)3842-1181 / 1811
140ª DP – Natividade 
Av. Gov. Roberto Silveira, s/nº
Gesner Cesar Bruno
gesnerbruno@pcivil.rj.gov.br
Plantão(22)3841-4142 
Fax: (22)3841-2107
141ª DP – São Fidelis 
Av. Pres. Kennedy, 17
Ivana Maria Peres Morgado 
imorgado@pcivil.rj.gov.br
PLantão: (22) 2758-1317/7538 
Fax: (22) 2758-7361
142ª DP – Cambuci 
Rua 13 de Maio, 303
Filipi Poeys Lima 
poeys@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (22) 2767-2994/2228
143ª DP – Itaperuna 
Delegacia Delegado Titular Telefones
Maurício Barros de Azevedo
mbazevedo@pcivil.rj.gov.br
Plantão(22)3824-1535/ 7700 
Fax: (22)3824-7439
144ª DP – B. Jesus Itabapoana 
Av. Gov. Roberto Silveira, 148
Augusto Medeiros de Paiva 
apaiva@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (22) 3831-2122/ 
Fax: (22)3831-2208
145ª DP – São João da Barra
Rod. BR 356 – Campos - Atafona
Carlos Alberto de Andrade Souza 
casouza@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (22)2741-1373/1930 
Fax: 22)2741-4383
146ª DP – Guarus 
Rua Patrício Menezes e Hipólito Sardinha
Carla Conceição Guimarães Tavares de Lima
cgtavares@pcivil.rj.gov.br
Plantão:(22)2724-1585 (22)2722-2652/ 2604/ 
Fax: (22)2722-1083
147ª DP – S Francisco Itabapoana 
Rua Joaquim da Mota Sobrinho, 230
Renato José Mascarenhas Perez
rperez@pcivil.rj.gov.br
Plantão(22)2789-1561/1554 1535/1549/ 1546/
148ª DP – Italva
Rua Aristides Gonçalves de Souza, s/nº
Gustavo Castanheiras Velentin 
gcvalentin@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (22) 2783-2593 
Fax: (22) 2783-2835
151ª DP – Nova Friburgo
Rua Teresópolis, s/nº
Flavio Almeida Narcizo 
flavioalmeida@pcivil.rj.gov.br
Plantão(22)2533-0849 /4023 
Fax:(22) 2533-0880
152ª DP – Duas Barras 
Rua Getúlio Vargas, 22
Ricardo Cesar Fernandes Pinto 
rcfpinto@pcivil.rj.gov.br
Plantão(22)2534-1946/ 1928 
Fax:(22)2534-1308
153ª DP – Cantagalo 
Rua Getúlio Vargas, 114
Hugo Werneck Campos 
hwerneck@pcivil.rj.gov.br
PLantão: (22) 2555-4814/ 4150/5064 
Fax:(22) 2555-5172
154ª DP – Cordeiro
Av. Pres. Vargas, 296
Robson Pizzo Braga 
rpizzo@pcivil.rj.gov.br
PLantão: (22)2555-4150 / 4241 / 4864 / 5274 / 4814 / 1841 
Fax: (22)2551-1499
155ª DP – São Sebastião do Alto
Cel. Fco. Salustiano Pinto, 210
Jorge Carlos de Castro 
jcastro@pcivil.rj.gov.br
Plantão:(22)2559-1483/ 1224 
Fax:(22)2559-1131
156ª DP – Santa Maria Madalena 
Rua Cel. Brás, s/nº
Mauro Henrique Vieira Braga 
mbraga@pcivil.rj.gov.br
PLantão:(22)2561-3393/1116 
Fax: (22)2561-3368
157ª DP – Trajano de Moraes 
Alameda Rui Barbosa, s/nº
Danielle Christine Bessa Netto 
dcbneto@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2564-2341/ 2549
158ª DP – Bom Jardim 
Praça Gov. Roberto Silveira, 170
Marcos Galdino Balbi El-Jaick 
eljaick@pcivil.rj.gov.br
(22)2566-3383/3439 (22)2566-2300 /2118 
Fax(22) 2566-2949
159ª DP – Cachoeira de Macacu 
Av. Lord Baden Powel, 93
Leandro Aquino da Silva 
laquino@pcivil.rj.gov.br
2649-2795 / 3040/ 3452
165ª DP – Mangaratiba 
Estrada São João Marcos, s/nº
Valeria de Castro
vcastro@pcivil.rj.gov.br
Plantão(21)2789-2917/0708 / 0698/ 0733/ 0728
166ª DP – Angra dos Reis 
Rua Dr. Coutinho, 6
Francisco Benitez Lopes 
franciscobenitez@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (24) 3377-8611 
Fax: (24) 3377-8345
167ª DP – Paraty
Rua Roberto da Silveira , s/n
Hermano Augusto Rocha 
hermanorocha@pcivil.rj.gov.br
3371-8484/ 0331/ 9559/ 8689/
168ª DP – Rio Claro 
Rua Fagundes de Varela, 74
Marco Antonio de A. Alves
marco@pcivil.rj.gov.br
Plantão(24)3332-1598/1271
DGPI - Depart. Geral de Polícia do Interior
R. Ernani do Amaral Peixoto,577 - 2º Andar - Niterói
João Batista Byron
joaobyron@pcivil.rj.gov.br
2332-9704 2334-9721/2719-2851/ 
Fax:
CDEAC - Coordenadoria das delegacias de Acervo Cartorário

DelegaciaDelegado TitularTelefones
05ª DEAC 
Av. Min. Edgard Romero, 227 - Madureira
Nerval Antônio Fialho Goulart 
nervalgoulart@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2332-1225 
Fax: 2332-1093
10ª DEAC 
Rua Silvino Montenegro, 1/3º -Gamboa
Rui Barboza de Souza
rbsouza@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2334-5180/5136/
11ª DEAC
Estrada Velha de Sta. Rita, s/nº - Posse
Irineu Barroso de Souza
irineubarroso@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2669-0114/0434 
Fax: 2767-1128
12ª DEAC 
Estr. Bento josé Martins Silvares 800 - Vila Medeiros
Roberto Martins 
robertomartins@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2761-1301/ 3771-0301 
Fax: 2761-1356
13ª DEAC 
Rua Benjamim Constant, s/nº - Piabetá
Jose Peixoto de Siqueira 
josepeixoto@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2659-7901/7994/ 9098
14ª DEAC
Rua Pedro Álvares Cabral, 61 - Nilópolis
Maudery Batista Saldanha 
mauderybatista@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2693-0329 / 2791-3584 / 2693 - 0027 3668-7811/7813
15ª DEAC
Rua Oliveira Botelho, 1677- Neves
Joel Sá Rego 
joelsarego@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 3707- 0017/0039 
Fax: 2620-8174
16ª DEAC 
Rua Oliveira Botelho, 1677- Neves
Claudio Emmer de Azeredo
emmer@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2624-6478/2628-2455 
Fax: 2645-3955
CDEAC
Rua da Relação, 42 - 11º andar
Paulo Cesar de Almeida Valentim 
pvalentim@pcivil.rj.gov.br
Tel: 2334-9736 / 2332-9975 (Não disponível no momento)
CIAC
Rua Pedro Alves, 187 - Stº Cristo
Hugo Werneck Campos 
hwerneck@pcivil.rj.gov.br
2283-6453 2283-6501 2283-6450 2283-6465
DEAC 105ª DP – Petrópolis
Rua Petrópolis

(24) 2242-3316
DEAC 125ª DP – São P. D’Aldeia
Rua São Pedro D’Aldeia

(22) 2665-8419
DPAM - Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher

DelegaciaDelegado TitularTelefones
DEAM – Belford Roxo
Av. Retiro da Imprensa, 800
Soraia Vaz de Sant Ana
svsantana@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (21)3771-1135 
Fax;3771-1475
DEAM – Caxias
Rua Tem. José Dias, 344
Alriam Miranda Fernandes 
alriammiranda@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2775-1645 / 1549 2771-2702
DEAM – Centro
Rua Visconde do Rio Branco, 12
Celia Silva Rosa 
csrosa@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (21)2334-9859/2332-9994 
Fax:(212)2332-9991/9996
DEAM – Jacarepaguá
Rua Henriqueta, 197
Carolina Salomão Albuquerque 
csalbuquerque@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (21)2332-2578
DEAM – Niterói
Av. Amaral Peixoto, 577, 3º Andar
Marta Ferreira Dominguez 
mdominguez@pcivil.rj.gov.br
PLantão: (21)2717-0558 
Fax: (21)2717-0900
DEAM - Nova Friburgo
Av. Presidente Costa e Silva, .501 Centro - Nova Fribugo
Grace Rose da Costa Arruda Driendl 
grcarruda@pcivil.rj.gov.br
DEAM – Nova Iguaçu
Rua Joaquim Sepa, 180
Teresa Maria Rocha de Lima Pezza
teresapezza@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 3779-9417/9555 3399-3720/3721 (21)2667-4121 
Fax:3779-9744
DEAM – Oeste
Rua Irajuba s/nº - Campo Grande
Gabriela Von Beavaius da Silva
beavaius@pcivil.rj.gov.br
Plantão:(21)2332-7644/ 7587 
Fax: 2332-7645
DEAM – São Gonçalo
Av. 18 do Forte, 578 (fechado para reforma) Endereço atual funcionando: Av. Dr. Porciuncula nº345, Venda da Cruz
Tatiana Ribeiro Q. de Oliveira
troliveira@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (21)3119-3882 /3891/3688
DEAM – São João de Meriti
Avenida Jacy Alves dos Santos, s/n°, Engenheiro Belford
Sueli Peçanha Murat de Sousa
smurat@pcivil.rj.gov.br
2655-5238/5239 /5240/5241/5233 3755-1038 / 3668-7814
DEAM – Volta Redonda
Rua Gal. Nilton Fontoura, 540
Izabel Cristina C. Leite 
ccamargo@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (24)3339-2279/ 2181 /2477 
Fax: (24)3338-9638
DPAMMarcia Noeli Barreto 
mnbarreto@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2334-9749 / 2332-9960 /2224-6409 / 2252-5145
DGPE - Departamento Geral de Polícia Especializada

DelegaciaDelegado TitularTelefones
CORE
Rua da Relação, 40 – fds
Marcus Castro Nunes Maia 
marcusmaia@pcivil.rj.gov.br
2332-9743/9745 Ret.Falado: 2332-9758 Anti Bomba: 2334-8480/ 8479 
Fax:2332-9745
DAIRJ
Aeroporto Internacional 2ºandar
Ricardo Codeceira Lopes
rclopes@pcivil.rj.gov.br
Plantão:(21)2334-6317/ 6319 
Fax: 2334-6320
DAS
Av. Afrânio de Mello, 159 - Leblon
Claudio Luiz Gois da Silva
claudiogois@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2332-2848 2259-9477 2334-6792/6794/
DC – Polinter
Rua Leopoldo, 351 - Andaraí
Rafael Willis Fernandez
willis@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (21)2332-1838 2263-3694/4467/7300/ 2283-1065/ 1731
DC Polinter - AraruamaAdriano Marcelo Firmo França 
afranca@pcivil.rj.gov.br
(22) 2665-5666 / 2673-7287
DC polinter - Duque de CaxiasAdriano Marcelo Firmo França 
afranca@pcivil.rj.gov.br
3777-5006 / 3651-8139
DC Polinter – Grajaú
Rua Visconde de Santa Isabel, 272
Adriano Marcelo Firmo França 
afranca@pcivil.rj.gov.br
2334-5828/ Gab:2332-1839 2332-1698/1693/1690 2332-1772 / 2332-1678
DC Polinter - MacaéAdriano Marcelo Firmo França 
afranca@pcivil.rj.gov.br
(22) 2791-4195
DC Polinter - MagéAdriano Marcelo Firmo França 
afranca@pcivil.rj.gov.br
2633-4012
DC Polinter – Mesquita Adriano Marcelo Firmo França 
afranca@pcivil.rj.gov.br
3765-3175
DC Polinter – Neves 
Rua Olivera Botelho , 1677 - Neves
Adriano Marcelo Firmo França 
afranca@pcivil.rj.gov.br
2628-0101
DC Polinter - Nova FriburgoAdriano Marcelo Firmo França 
afranca@pcivil.rj.gov.br
(22) 2533-0885
DC Polinter - Nova IguaçuAdriano Marcelo Firmo França 
afranca@pcivil.rj.gov.br
2767-3078 / 2768-9370
DC Polinter - PavunaAdriano Marcelo Firmo França 
afranca@pcivil.rj.gov.br
2333-8316
DC Polinter - São João de MeritiAdriano Marcelo Firmo França 
afranca@pcivil.rj.gov.br
3755-1038 / 3668-7814
DC Polinter - ValençaAdriano Marcelo Firmo França 
afranca@pcivil.rj.gov.br
(24) 2453-7460
DCAV
Rua do Lavradio, 155
Marcello Braga Maia 
mbmaia@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (21)2333-4113 / 2334-9735 
Fax:2504-1224
DCOD
Rua Leopoldo,350 – Andaraí
Valeria de Aragão Sádio 
valeriaaragao@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (21)2332-1804 
Fax: 2332-9979
DDEF
Rua Silvino Montenegro, 1 – 4º
Fernando A Paes de A Albuquerque
Plantão: (21)2334-5653/5654/5660
DDSD (Del.Defesa Serviços Delegados)
Rua S Luiz Gonzaga, 265 - São Cristóvão
Tarcisio Andreas Jansen
tjansen@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2334-8488 2332 - 4504/4473
DEAPTI
Rua Figueiredo Magalhães, 480,Siqueira Campos- Copacabana)
Catarina E. N. Santos 
catarina@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (21)2333-9272/9273/9274/9275/9276/9277
DEAT
Av. Humberto de Campos, 315
Alexandre Henrique Duarte Braga
alexandrebraga@pcivil.rj.gov.br
Plantão:(21)2332-2924
DECON
Rua Maj. Rubens Vaz, 170 - Gávea
Paulo Roberto Lima de Freitas
prfreitas@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (21)2332-2916 
Fax: 2332-2917
DELFAZ
Rua Silvino Montenegro, 1 – 4º
Angelo Ribeiro De Almeida Junior 
angeloribeiro@pcivil.rj.gov.br
Tel/fax: (21) 2233-7017/ 2332-1679/1681/1682/1683
DFAE
Rua da Relação, 40
Cláudio Vieira de Campos
cvcampos@pcivil.rj.gov.br
2332-9856a9868/2332-9885
DGPE - Depart. Geral de Polícia Especializada
Rua da Relação, 42 - 7º Andar - Centro
Fernando Cesar Magalhaes Reis
fernandocesar@pcivil.rj.gov.br
Sec.: 2332-9945 
Fax: 2252-5145
DH – Baixada
Av. Retiro da Imprensa, 800 – B. Roxo
Pedro Henrique Brandão Medina
pmedina@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (21)3771-8550/ 8550/2206/ 
DH – Nit/SGAlan Luxardo
luxardo@pcivil.rj.gov.br
Tel/Faz: (21)2718-5487 2620-8775/2621-3360/
Divisão de Homicídios
Av. Ministro Ivan Raposo , s/n - Barra da Tijuca
Rivaldo Barbosa de Araujo Junior
rivaldobarbosa@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (21)2333-6393 / 6381 / 6388
DPCA – Centro
Av. Pres. Vargas 1100
Barbara Lomba Bueno 
bbueno@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (21)2334-5104 2334-5634 
Fax: 2332-5637
DPCA – Niteroi
Rua São João, 370
João Luiz Garcia de Almeida e Costa 
jlcosta@pcivil.rj.gov.br
Plantão:(21)2717-7116 2620-8802
DPMA
Rua São Luiz Gonzaga, 265
José Fagundes de Rezende
josefagundes@pcivil.rj.gov.br
Tel/
Fax: (21)2332-4487
DRACO-IE 
Rua Silvino Montenegro, nº 1 - Centro
Alexandre Capote Pinto
acapote@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (21)2334-5785
DRCI
Rua Prof. Clementino Fraga, 77 - 2º andar
Gilson Perdigao Soares de Azevedo FIlho
gperdigao@pcivil.rj.gov.br
Plantão:(21)2334-9813 2332-8191 
Fax: 2242-3566
DRCPIM
Rua São Luiz Gonzaga, 275 – Lgo Cancela
Alessandro Thiers Pinho Alonso 
alessandrothiers@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (21)2333-4068 (21)233-49919 2332-9981 
Fax: 2332-4497
DRF
Av. D. Helder Câmara, 6860 - Pilares
Rodrigo Sebastian Santoro Nunes
rodrigosantoro@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (21)2333-9598 2592-0942 
Fax: 3899-8963
DRFA 
Rua Melo e Souza, 141
Felipe Renato Ettore
ettore@pcivil.rj.gov.br
2332- 4354/4343/4336 2334 -4325
DRFC
Praça Alencastro Guimarães, 86
Fábio Cardoso Júnior
fabiocardoso@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (21)2333-8398/ (21)2333-8297 /2474-2441 
Fax: 2333-8292
DS - Delegacia Supervisora
Rua da Relação, 42, Térreo Centro - Rio
Luis Omena de Oliveira
Plantão: 2332-9786 / 29788
CRPI - Coordenadoria Regional de Polícia do Interior

DelegaciaDelegado TitularTelefones
CRPI – I Teresópolis 
Av. Alberto Torres, 569
Jose Renato Magnani Chernicharo
josechernicharo@pcivil.rj.gov.br
(21) 2641-4213 / 4847/0365
CRPI – II Araruama 
R. Bernardo de Vasconcelos, 755
Jose Geraldo de Souza Araujo 
joseg@pcivil.rj.gov.br
Plantão:2665-6084/ 8804 
Fax: (22)2665-7247
CRPI – III Macaé 
Av. Gomes Freire, 320 - Centro
Daniel José Bandeira de Melo Gomes 
danielbandeira@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2796-1093 / 4107/5616/  
Fax: (22) 2791-4107
CRPI – IV Campos 
Rua Barão Miracema, 231
Nilton Pereira dos Santos Silva 
npsantos@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2724-3323 2738-1918/2724-1062  
Fax: (22)2731-9368
CRPI – IX Barra Mansa
Rua Pinto Ribeiro, 330 – Barra Mansa
Ricardo Martins 
rmartins@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (24)3322-6446 
Fax: (24) 3328-4704/ 3326-1067
CRPI – Niterói
R. São João, nº 370 , Centro - Ninterói
Marcos Neves
Plantão: (21) 2718-5122
CRPI – V Itaperuna 
Rua Cel. Luis Ferraz, 307
Ricardo Martins 
rmartins@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (22) 3822-7745 3822-9469 (22)3822-7914/7927 
CRPI – VI Stº Antº de Pádua 
Rua Arthur Silva, 151
Antônio das Graças Francisco Ragozo
antonioragozo@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (22) 3853-3089/3114 3851-2211 3208/3195 
Fax: (22)3853-3089 / 2206
CRPI – VII Nova Friburgo 
Pça Pref. Feliciano Costa, 1
Celso Pereira Couto 
celsocouto@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (22)2533-0679/0071 
Fax:(22)2533-0071
CRPI – VIII Angra dos Reis 
Rua Dr. Coutinho, 6
Wilson Raimundo de Melo
wilsonraimundo@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (24) 3379-0033 (24)3377-8888/8707 8647  
Fax: (24)3377-8855
CRPI – X Barra do Piraí 
R. Angélica, 228 - Santana - Barra do Piraí
Ivo Raposo Junior 
ivor@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (24)2445-1503/4635/
CRPI – XII São Gonçalo
Av. 18 do Forte, nº 578, Mutuá - São Gonçalo
Rubem Eduardo da Costa Campos
rubemeduardo@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 3119-3987/ 1346
Orgãos

ÓrgãosDiretorTelefones
AcadepolJessica Oliveira de Almeida
jessicaalmeida@pcivil.rj.gov.br
ANL - Assist. de Normas e Legislação
Rua da Relação, 42 - 11º Andar - Centro
Gisele de Lima Pereira
2332-9737
ATA – Asses. Téc. Adiministrativa
Rua da Relação, 42 - 11º Andar - Centro
Danton Moreira de Souza 
dantonmoreira@pcivil.rj.gov.br
2332-9906/9910/9923
Cinpol
Praça Cristiano Ottoni, s/n, 3º andar, sala 328, D. Pedro II (prédio da Central do Brasil), Centro, Rio de Janeiro
Andrea Nunes da Costa Menezes 
andreamenezes@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2334-5700 / 2334-5689    
Fax.: 2334-5701
Coinpol – Corregedoria Interna
Rua Silvino Montenegro, 1, Gamboa
Gilson Emiliano Soares
gilsonemiliano@pcivil.rj.gov.br
DIVAI: 2334-6008 Plantão: 2334-6011/5666 / 5664 
Fax: 2334-6011 / 6010
DGPOP - Depart. Geral de Planej. e Oper. Policiais
Rua da Relação, 40 - Centro
Carlos Antonio Luiz de Oliveira
carlos.oliveira@pcivil.rj.gov.br
2332-9851 / 9738
DGTIT
Rua Gomes Freire, 320 - Centro
André Luis Drumond Flores
andredrumond@pcivil.rj.gov.br
2332-9871 
Fax: 2332-9892
HPC - Hospital da Polícia Civil
Praça Mauá, 1, Centro- Rio
Silvia Helena Pinto de Araújo
Plantão: 2334-5627
Fax: 2263-1866
MuseuCyro Advincula da Silva
cyroadvincula@pcivil.rj.gov.br
2332-0498
Departamento de Polícia Técinca e Científica

ÓrgãosDiretorTelefones
DEC - Campinho
Plantão: 2430-2129
DEC - Praça Bandeira
DGAF
Rua da Relação, 42 - 8ª andar, Centro - Rio
Flávio Marcos Amaral de Brito
2332-9842/9829
DGPTC - Depart. Geral de Pol. Téc. Científica
Rua da Relação, 42 - 6º Andar - Centro
Sérgio da Costa Henriques
2334-9955 / 9904
ICCE
Rua PedroI, 28, Centro - Rio
Nelly Soares Reis
nellysoares@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2332-8144 / 8158/ 8153 
Fax: 2504-1866
ICCE - Porto Angra dos Reis
Rua Dr. Coutinho, 6
Fábio de Souza Baptista
tel: (24)3377-8521 / 4636
ICCE - Porto Sede
Rua Pedro I, 28

tel: 2332-8157 / 8154
ICCE - Posto Brás de Pina
Av. Brás de Pina, 115
Jorge Airton Pereira de Resende
tel: (21)2333-5244 / 5242 / 5290
ICCE - Posto Cabo Frio
Rua Teixeira e Souza, s/n
Alberto Rodrigues Ferreira
tel: (22)2648-2717
ICCE - Posto Nova Iguaçu
Rua Capitão Gaspar Soares, 301
Nieres Gomes
tel: 2767-5551 / 2797-4285
ICCE - Posto Resende
Rua Rita Ferreira da Rocha, s/n
Flávia Gonçalves Medeiros
tel: (24)3381-4987
ICCE - Posto São Cristóvão
Av. Francisco Bicalho, 250
Sérgio William Silva Miana
tel: 2334-8476
ICCE - Posto Teresópolis
Av. Alberto Torres, 569
Luciene Silva Gaffe
tel: 2641-4917
ICCE - Posto Três Rios
Av.Castro Alves, 120
Yuri Rodrigues de Santa Rosa
tel: (24)2255-1799 / 2252-4569
IIFP
Rua Frei Caneca, 505
Márcio Pereira de Carvalho
Plantão: 2333-7537/ 7538 
Fax:3972-1024
IMLAP
Av. Francisco Bicalho, 300, Leopoldina - Rio
Sérgio Simonsen
sergiosimonsen@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2332-4700 / 4696 DH: (21)2332-4799
IMLAP - Angra dos ReisNelly Soares Reis
nellysoares@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (24)3377-8325
IMLAP - Campo Grande Nelly Soares Reis
nellysoares@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2332-7592/ 7599/ 7690 3406-3876
IMLAP - Duque de Caxias I Walmi Alves da Silva
Plantão: 3777-7106
IMLAP - PetrópolisNelly Soares Reis
nellysoares@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 2221-6892
IMLAP - Três RiosNelly Soares Reis
nellysoares@pcivil.rj.gov.br
Plantão: (24) 2251-5362
IPPGF
Rua Marques de Pombal, 150
Kátia Araújo
katiaa@pcivil.rj.gov.br
Plantão: 3399-3338 / 2220-0142
SECOP
Rua da Relação, 42 - 8ª andar
Marcia Gaspar Pitta Harduim de Souza
marciagaspar@pcivil.rj.gov.br
332-9739/9742/9741